Ads 468x60px

quinta-feira, 31 de maio de 2012

sábado, 19 de maio de 2012

I Baba da Integração de Bonito Bahia


Campeonato Municipal de Futebol 2012


II Copa do Café de Futebol de Bonito 2011




Durante a primeira fase e as semifinais da ii copa do café, foram realizadas 14 partidas todas realizadas no estádio municipal Edevan José cedro de Souza “o Edinhozão” na cidade de Bonito – BA, entre as equipes de: bonito, Tapiramutá, Wagner, Iraquara, morro do chapéu, cafarnaum, mulungu do morro e nova redenção. Foram partidas memoráveis e grandes clássicos regionais com disputas acirradas e de muita raça entre os atletas e equipes que proporcionaram momentos de grande emoção para suas torcidas, que compareceram em massa para prestigiar e abrilhantar estas disputas, tornando assim as tardes de sábado e domingo muito agradáveis de muita descontração e lazer para toda a população bonitense e os ilustres visitantes que sempre compareciam para prestigiar e torcer por suas equipes. Um torneio que teve a organização da secretária municipal de esportes de bonito e que contou com o apoio integral da prefeitura municipal de bonito para realização do evento. Veremos a seguir alguns lances destas partidas que foram realizadas entre os dias 05/11/2011 data da abertura e 18/12/2011 data da 2ª semifinal.


Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Bonito
http://www.bonito.ba.gov.br/

História do futebol



Resumo da história do futebol

Futebol PopularO futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente. Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.

O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.
História do Futebol : origens

Origens do futebol na China Antiga


Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

Origens do futebol no Japão Antigo

No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.

Origens do futebol na Grécia e Roma

Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.

O futebol na Idade Média

Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.

Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval. O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.
Futebol chega na InglaterraO futebol chega à Inglaterra

Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.

O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário. No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.

No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos. A FIFA também organiza competições entre clubes , um exemplo, é o Mundial de Clubes da Fifa, o primeiro foi em 2000 com o Corinthians do Brasil, levando a Taça, entre outros.

Futebol no Brasil

Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil. O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY. O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC CLUB (SPAC), fundado em 13 de maio de 1888. No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.
Fonte: Site da FIFA e www.campeoesdofutebol.com.br
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em outubro/2005.
Obs: Permitida a reprodução de todo material do site desde que citado o www.campeoesdofutebol.com.br e o autor/pesquisador.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Campeonato Municipal de Futebol de Bonito Bahia 2011






O Campeonato municipal de futebol de Bonito,Bahia de 2011, foi um evento com grande aceitação popular, onde teve o Secretário Helio Silva ( Doutor ), juntamente com toda a sua equipe de trabalho e parceiros da sede e povoados tiveram a brilhante idéia de descentralizar, ou seja levar para as comunidades todos os jogos da primeira fase, criando assim 04 (quatro) Sub- sedes: Arizona, Cabeceira do Brejo, Gitirana e Baixa do Cheiro, com 04 (quatro) equipes em cada localidade e classificando assim as duas melhores equipes de cada grupo. Na segunda fase, as 08 (oito) equipes que se classificaram, jogaram  no Estádio O Edinhozão em Bonito no sistema de mata-mata. A final foi realizada entre as equipes:   03 de Outubro  1  X  0  River Pleite, com este resultado, foi aclamado como Bi-Campeão a equipe 03 de Outubro . O Secretário de Esportes em sua fala na hora da premiação, fez questão de ressaltar a sua alegria e satisfação com o sucesso do campeonato e se disse emocionado com a presença de um grande publico e em especial a participação das crianças, jovens e muito feliz com a presença das famílias bonitenses, fazendo assim uma grande integração através do esporte. Logo após a entrega da premiação, foi realizado um grande sorteio de brindes e juntos fizeram uma grande confraternização entre atletas e torcida. Já o jovem Prefeito,  Rômulo Carneiro, alem de se dizer alegre e contente com o desenrolar da competição, fez questão de dizer que quando se faz esporte com organização, criatividade,  seriedade e competência, procurando integrar as pessoas de diversas áreas, o esperado é que se consiga êxito como o que foi conquistado neste ano, e que ao invés de falar em gasto, citou que foi realizado um grande investimento para o social de nosso município.





Agradecimentos:
O Secretário de Esportes agradece a parceria e apoio dos colegas secretários, que não mediram esforços para que juntos dar a contribuição para a política social de Bonito. Em especial agradece aos Secretários de Educação Selma Góes, de Transportes João Santana, Saúde professor Souza e Administração e Finanças Geovanilson Souza, agradecendo assim a todas as pessoas integrantes destas Secretarias.
O amigo  Edinho, que é um abnegado pelo esporte de nosso município, sendo assim um parceiro inseparável, que sempre está ao nosso lado para levar a bandeira de nossa cidade,  a patamares bem distantes  sempre contribuindo e caminhando junto conosco.
Nossos agradecimentos especiais ao Prefeito Rômulo, pelo apoio, pelo incentivo mas, acima de tudo pelo grande investimento destinado ao esporte de nossa cidade, sem descriminação, sem olhar a quem, para integrar de maneira igualitária a todas as pessoas de nosso município, independente do local em que reside ou da atividade esportiva que pratica, seja: Futebol, futsal, capoeira,  karatê, cavalgada, argolinha, entre outros
Homenagem:  Amigos, Getúlio, Robertinho, Maciel, Gilvan, Ito, Nildo de Cabeceira do Brejo, João Batista, Tinho e Valdemar de Gitirana, Fernando de Baixa do Cheiro e Elson de Arizona, Almerito, Rubens e demais colaboradores.  Obrigado pela participação e colaboração de todas as equipes, pois sem vocês não seria possível obter este final com tanto êxito.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Bonito
http://www.bonito.ba.gov.br/