Ads 468x60px

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Principais notícias Bahia Notícias Esporte


Tite reafirma desejo de trabalhar em um time do Rio de Janeiro
Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press
De saída do Corinthians, o técnico Tite ainda não tem o futuro definido. Mas possui um desejo: trabalho em um time do Rio de Janeiro. Em entrevista ao Lance!Net, o treinador reafirmou a vontade de ir para outro grande centro do futebol brasileiro.
“É um grande centro do futebol brasileiro, um grande desafio profissional. É um desafio ter aquelas pessoas por perto, saberem como sou no dia a dia, como pessoa e treinador. Claro que fico torcendo para que seja um clube que tenha uma boa estrutura (risos). Isso potencializa técnico, jogador, todo mundo. A possibilidade de sucesso é maior”, disse.
No entanto, a ideia não é para agora. Tite afirma que não quer treinar um clube brasileiro nos próximos meses, devido à identificação que tem com o Corinthians. O plano inicial é passar as férias em Caxias do Sul com a mãe, nos Estados Unidos, com os dois filhos, e depois possivelmente fazer um curso oferecido pela Uefa na Europa.

   
Quarta, 04 de Dezembro de 2013 - 09:05

Provável titular, Renato Santos se diz preparado para duelo contra o Atlético-MG

por Glauber Guerra
Provável titular, Renato Santos se diz preparado para duelo contra o Atlético-MG
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico Ney Franco, do Vitória, ainda não revelou, mas o zagueiro Renato Santos é o favorito para a vaga do suspenso Victor Ramos no duelo contra o Atlético-MG, domingo (8), em Belo Horizonte-MG, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O defensor, que atuou em apenas em duas partidas pelo Rubro-Negro, se diz preparado, caso seja o escolhido.
“É uma coisa natural, pelas experiências que já vivi. Já tive outras oportunidades, essa é mais uma. Estou tranquilo. Se o professor [Ney Franco] for me utilizar, vou preparado. Vamos como se fosse uma final. Sempre temos o pensamento de vitória”, declarou. 
O defensor ainda garante que o time manterá a postura ofensiva, como tem acontecido nos últimos jogos.

“O Vitória já provou que pode ganhar de qualquer time nesse Brasileiro. Contra o Cruzeiro, jogamos bem, mas era aquele dia em que a bola não entra. Contra o Atlético-MG não será diferente. Vamos jogar para cima, para fazer o resultado”, completou.
Com 58 pontos, o Rubro-Negro ocupa a sexta posição na tabela e ainda briga por uma vaga na Libertadores Para isso precisa torcer por tropeços de Botafogo e Goiás na última rodada, além de secar a Ponte Preta na final da Sul-Americana. Caso o time campineiro fique com o título do torneio continental, o G-4 vira G-3.

   
Hernane sonha com Copa: 'Já sei marcar em final no Maracanã'
Foto: Divulgação / Fla Imagem
No Maracanã, Hernane, do Flamengo, jogou 17 vezes e fez 17 gols. Esse retrospecto faz com que o centroavante tenha esperança de ser convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a Seleção Brasileira. Durante a apresentação da bola do Mundial, a Brazuca, nesta terça-feira (3), no Rio de Janeiro, o jogador afirmou que o estádio que sediará a final do torneio é “sua casa”.
Mesmo sem pedir abertamente para ser convocado, o atacante não foi modesto: "pelo menos já sei o que é marcar um gol na final no estádio", disse ao ser lembrado que o Brasil pode jogar a final do Mundial no Rio.
Hernane, por enquanto, nunca vestiu a camisa da seleção e, para isso acontecer, disse que é preciso continuar trabalhando firme para algum dia ter uma chance. E se recusou a afirmar que a camisa 9 é de Fred - que estava convidado para a festa, mas não apareceu. "Isso quem sabe é o Felipão, mas acho que as vagas ainda estão abertas. Até a Copa, tudo pode acontecer," disse, sem esconder que sonha com uma chance. "E estar com essa bola nas mãos é estar um pouquinho na Copa", despistou.

   
Quarta, 04 de Dezembro de 2013 - 08:30

Sindicato de jogadores promete ir à Justiça contra Fifa

por Almir Leite, Raphael Ramos e Luís Augusto Monaco | Agência Estado
Sindicato de jogadores promete ir à Justiça contra Fifa
Pode acabar na Justiça a decisão da Fifa de manter jogos da Copa do Mundo às 13 horas. A Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol), com apoio do Fifpro (sindicato mundial de jogadores), promete entrar com uma ação contra a Fifa na próxima semana - provavelmente em uma corte suíça - se a entidade não atender ao pedido de alteração dos horários das partidas.

Na semana passada, o presidente da Fenapaf, Rinaldo Martorelli, entregou ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, um estudo feito com o acompanhamento de médicos e fisiologistas do Instituto de Fisiologia do Exercício (IFE) que comprova cientificamente os malefícios do calor para a saúde dos atletas. "Aguardaremos até semana que vem uma carta, nem que sejam só duas linhas, dizendo que não nos atenderão. Se não chegar nada até terça-feira, entraremos com uma ação para resguardar a saúde dos atletas", diz Martorelli.

A luta da Fenapaf e do Fifpro para convencer a Fifa a mudar os horários de alguns jogos do Mundial começou em 2 de outubro de 2012, quando Martorelli enviou uma carta a Blatter expressando preocupação com a saúde dos atletas que teriam de jogar sob altas temperaturas. Dia 12 veio a resposta da Fifa, agradecendo pela preocupação e garantindo que levou em conta a saúde dos atletas ao elaborar a tabela.

"Nós tentamos sempre que possível evitar jogos nas horas de temperatura mais alta nos lugares mais quentes e nos de temperatura mais baixa nos lugares mais frios", diz um trecho da carta, que foi obtida pelo Estado.

Martorelli enviou uma réplica no dia 23 de outubro dizendo que não considerava o tema esgotado e propondo um trabalho conjunto com a Fifa em busca de uma solução. Diante da falta de resposta, a Fenapaf e o Fifpro entraram em contato com o fisiologista Turíbio Leite de Barros, que planejou o projeto chamado de "Jogos Simulatórios". Foram realizados quatro jogos-teste em Manaus, Brasília, Fortaleza e São Paulo entre os meses de junho e julho (mesmo período da Copa), às 13h e 15h. Os atletas ingeriram uma cápsula com um sensor térmico e um aparelho media a temperatura corporal.

Os resultados desse estudo foram enviados à Fifa e, a princípio, Blatter pareceu se sensibilizar com a proposta de mudar alguns horários. Em entrevista dada em Roma no dia 22 de novembro, ele declarou: "Temos recebido estudos e pedidos para mexer nos horários porque o calor no Brasil é mesmo um problema. O calendário dos jogos está elaborado, mas ainda não foi sancionado. Vamos discutir uma possível mudança."

Nesta terça, Blatter mudou o discurso. E lembrou que as Copas do México, em 1970 e 1986, também foram realizadas sob intenso calor. "Quando disputamos a Copa do México, jogamos muitas partidas às 12h e ainda havia o fator altitude. Hoje em dia, os jogadores estão acostumados a jogar em condições que nem sempre são as melhores. A Copa também envolve o calendário, temos de encaixar três partidas por dia. A vida é assim, o futebol é assim. Nem todo mundo vai ficar satisfeito, mas não podemos agradar a todos."

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, garantiu que a decisão da entidade foi técnica. "Não determinamos os horários dos jogos na Suíça, debaixo da neve, mas sim baseados em relatórios médicos. Temos noção das condições climáticas."

INFLUÊNCIA DA TV - Presidente da Uefa, o francês Michel Platini também defendeu a realização de partidas às 13h. O francês lembrou que disputou a Copa de 1986, no México. "Para participar do sorteio, vim de Paris para Salvador e enfrentei uma diferença de 30 graus. As seleções terão tempo para se preparar, não tem problema. Outra questão é política e econômica por causa dos direitos de TV. Se muitas pessoas querem ver os jogos, você tem de colocar as partidas em um bom horário para a TV", afirma.

   
Salvador é reprovada em ranking de transparência de cidades-sede da Copa do Mundo
A capital baiana foi reprovada no ranking de transparência elaborado pelo Instituto Ethos, aplicado às cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Salvador ficou com uma nota inferior a 20, assim como Natal (RN), o que indica um nível muito baixo de transparência. A avaliação mede a disponibilidade de informações e a participação dos cidadãos nos investimentos de preparação para o Mundial. Ao todo, seis cidades-sede foram reprovadas, com índices baixos ou muito baixos. O levantamento foi realizado com base em 90 perguntas e notas até 100. De acordo com a Agência Brasil, São Paulo, Recife, Manaus e Fortaleza tiveram menos de 40 pontos e foram definidas como capitais com baixa transparência. Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte foram as únicas apontadas como cidades com alta transparência, com nota superior a 70. Com 50,37 pontos, Rio de Janeiro, Curitiba e Cuiabá foram classificadas como de transparência média.

   
Quarta, 04 de Dezembro de 2013 - 07:27

Diretoria do Vitória estuda dispensas e renovações

por Glauber Guerra
Diretoria do Vitória estuda dispensas e renovações
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O planejamento para a temporada 2014 do Vitória segue a todo vapor nos bastidores do clube. Com contratos próximos do fim e sem interesse de permanecer com alguns atletas, os dirigentes já estudam o anúncio de  dispensas e acordo com outros nomes na próxima semana, após o término do Campeonato Brasileiro.

O vice-presidente Carlos Falcão foca nas questões estratégias mais urgentes, que é a renovação dos principais jogadores do clube como Maxi Biancucchi, Escudero, Ayrton e Juan. No entanto, o cartola prega cautela.

“Temos uma partida importante contra o Atlético-MG, que pode selar nossa classificação para a Libertadores. Já conversamos com vários jogadores, mas temos que esperar essa partida para oficializarmos. Queremos manter vários atletas para 2014 e esforço por parte da gente não faltará. Mas é preciso calma e também cuidado, pois não entraremos em leilão por ninguém”, disse ao Bahia Notícias.

Dois jogadores já deixaram a Toca do Leão antes do término do contrato. O lateral-direito Daniel Borges e o goleiro Deola. Apesar da diretoria não comentar o assunto, nomes como Alemão, Pedro Oldoni e Renato Cajá podem não continuar na próxima temporada.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 23:18

Renato Santos torce por renovação com o Vitória em 2014

por Glauber Guerra
Renato Santos torce por renovação com o Vitória em 2014
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O contrato do zagueiro Renato Santos com o Vitória está perto do fim. O vínculo expira na próxima semana e o atleta de 26 anos torce por uma renovação. Seus direitos estão vinculados ao Flamengo.
“Existe o interesse de ambas as partes, tanto do clube quanto da minha. Mas as coisas não são simples. Tenho que esperar a definição do Flamengo para tomar alguma decisão”, declarou.
Renato Santos desembarcou na Toca do Leão em setembro deste ano, após a lesão do zagueiro Fabrício. Ele atuou apenas em duas partidas. E somente em uma foi titular: no empate de 1 a 1 com o Corinthians, disputado em 3 de novembro no Barradão.
 “O Vitória é um clube referência no Brasil em termos de estrutura. Desde que cheguei, só joguei como titular uma vez, porque o time está bem. O Kadu e o Victor estão jogando muito bem. Eu respeito isso, mas sempre estou buscando o meu espaço”, destacou.
A tendência é que Renato Santos seja titular no duelo contra o Atlético-MG, domingo (8), em Belo Horizonte, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 21:00

Jorginho admite que vai jogar 'como time pequeno' na decisão

Jorginho admite que vai jogar 'como time pequeno' na decisão
Foto: Carlos Velardi / EPTV
Técnico da Ponte Preta, Jorginho afirmou que não fará alterações no estilo de jogo da equipe para a final da Copa Sul-Americana contra o Lanús. 
Segundo o treinador, a Macaca adota uma estratégia mais cautelosa. "Eles estão acostumados a enfrentar grandes do futebol brasileiro. Porém, nós somos pequenos e temos de jogar assim, porque é a desta forma que a equipe encaixou, mas também sendo ofensivos", afirmou.
Jorginho confirmou que repetirá a escalação que utilizou para eliminar o São Paulo na semifinal. De acordo com ele, os cuidados defensivos não impedem o time de buscar o ataque, já que o primeiro jogo será no Pacaembu, em São Paulo.
"Somos uma equipe bem equilibrada taticamente. Não ficamos apenas na defesa, precisamos nos expor, mas com organização. É preciso ter o equilíbrio para sair marcando em conjunto, bem compacto, para não sofrer contra-ataque", comentou.
Apesar de o estilo de jogo da Ponte ter levado a equipe à Série B do Campeonato Brasileiro, os resultados foram satisfatórios no torneio continental. "É muito simples. No Brasileiro, tivemos oportunidades em casa, nas quais tínhamos de ir para cima do adversário, mas acabávamos sofrendo gols. Contra o Flamengo, com um a mais, tínhamos de ganhar, mas nossa característica é de jogar fechado e sair em velocidade. Contra o Náutico, jogamos em cima e tomamos gol. É diferente da Sul-Americana, porque ficamos sempre bem posicionado taticamente, esperando o momento certo", completou.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 20:30

Borussia vence e vai às quartas na Copa da Alemanha

por Agência Estado
Borussia vence e vai às quartas na Copa da Alemanha
Foto: AFP
O Borussia Dortmund fez o que se esperava dele e, nesta terça-feira (3), garantiu vaga nas quartas de final da Copa da Alemanha. Mesmo fora de casa e atuando com uma equipe mista, o time de Jürgen Klopp não teve maiores dificuldades para vencer o Saarbrücken, da terceira divisão, por 2 a 0, com os gols de Schieber e Hofmann.

Mesmo sem alguns de seus principais destaques nesta terça, como Hummels, Gündongan, Blaszczykowski e Lewandowski, o Borussia foi um dos quatro times que já garantiram vagas nas quartas, ao lado de Hamburgo, Kaiserslautern e Hoffenheim. Na quarta, a segunda parte das oitavas será disputada com os seguintes jogos: Freiburg x Bayer Leverkusen, Wolfsburg x Ingolstadt, Augsburg x Bayern de Munique e Eintracht Frankfurt x Sandhausen.

Nesta terça, o Borussia precisou de 19 minutos para abriu o placar. Hofmann foi até a linha de fundo pela direita e cruzou na cabeça de Schieber, que marcou. Já no segundo tempo, o próprio Hofmann deixaria sua marca aos quatro minutos. Desta vez Schieber devolveu o presente e cruzou no pé do meia, que apenas tocou para o gol.

Se o Borussia garantiu sua vaga, o Schalke 04 caiu diante do Hoffenheim por 3 a 1 e está eliminado da Copa da Alemanha. Mesmo atuando em casa, a equipe foi surpreendida e acabou facilmente batida pelo adversário. Herding, Volland e o brasileiro Roberto Firmino, ainda no primeiro tempo, abriram vantagem para os visitantes. Na etapa final, Farfán marcou e esboçou uma reação, mas foi só isso.

Nas outras partidas do dia, o Kaiserslautern não tomou conhecimento do Union Berlin e, mesmo atuando fora de casa, venceu por 3 a 0, com gols de Orban, Zoller e Gaus. Já o Hamburgo sofreu bastante diante de sua torcida e contou com um gol de Ilicevic já aos 41 minutos do segundo tempo para bater o Colônia por 2 a 1 e se classificar.

   
Fifa se arrepende da escolha de Sauípe como sede do sorteio, diz jornalista
Foto: Sandro Freitas / Bahia Notícias
O jornalista Juca Kfouri relatou em seu blog que a Fifa estaria arrependida da escolha de Costa do Sauípe para o sorteio das chaves da Copa do Mundo. A entidade teria se queixado, nos bastidores, até das condições do trajeto do aeroporto de Salvador até Sauípe, que tem menos de 80 quilômetros. Além disso, o "otimismo" do Comitê Organizador Local com relação ao acidente no estádio do Corinthians, os atrasos em Cuiabá e em Curitiba e as indefinições sobre as estruturas provisórias para o evento deixaria a Fifa com um pé atrás. A entidade ainda teria sido obrigada a arcar com os links de fibra óptica, já que a Telebras não teria fornecido as condições de telecomunicações necessárias. O Ministério das Comunicações, em resposta à publicação, afirmou que o Governo Federal seria responsável pela infraestrutura de tecnologia da informação e telecomunicações apenas quando a Oi, operadora oficial, não tivesse a estrutura necessária. Em Costa do Sauípe, segundo o Ministério, a empresa teria fibras ópticas no local do evento e, por isso, a responsabilidade da infraestrutura seria da empresa.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 19:30

Lateral da Ponte destaca qualidade técnica do Lanús

Lateral da Ponte destaca qualidade técnica do Lanús
Foto: AFP
O lateral direito Artur, da Ponte Preta, destacou a qualidade técnica do Lanús, adversário da Macaca na final da Copa Sul-Americana. O atleta, no entanto, afirmou que a decisão não tem um favorito.
"O Jorginho pediu que a gente assistisse aos jogos do Lanús. Vi pelo menos dois deles e encontrei uma equipe muito qualificada. Mesmo assim, final é um jogo diferente. Não chegamos aqui à toa. Temos total condição de conquistar também. Com certeza vai ser um grande jogo", comentou o jogador.
O atleta elogiou bastante o apoio da torcida durante o apoio dos torcedores. "Depois de vermos toda a paixão da torcida temos que dar mais ainda. Nós estamos atrás de um objetivo de ser campeão de um torneio internacional, que é o sonho de todos. Nós vimos na partida contra o Vélez eles até parando uma avenida em Buenos Aires após o jogo e essa paixão nos motiva a dar o nosso melhor, a deixar o sangue dentro de campo para vencer. A nossa torcida é maravilhosa e aqueles que estão secando...vão secar o mar com uma peneira", disse.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 19:11

Atacante pode deixar o Vitória e empresário revela propostas do Bahia e Caxias-SC

por Glauber Guerra
Atacante pode deixar o Vitória e empresário revela propostas do Bahia e Caxias-SC
Agdon pode pintar no Bahia| Foto: Arquivo pessoal
O atacante Agdon, de 20 anos, considerado uma das promessas das divisões de base do Vitória, está perto de deixar o Rubro-Negro. O contrato do jogador expira no dia 31 de dezembro e de acordo com Marcelo Conceição, representante do atleta, a permanência na Toca do Leão é incerta.
“O Agdon interessa a vários clubes. O contrato dele termina agora em dezembro e ele não deve ficar. Passamos por situações não muito boas no Vitória. O clube queria emprestá-lo para um time da Série D”, disse Conceição,em entrevista ao Bahia Notícias.
Ainda segundo o agente, o atacante recebeu proposta do Braga, de Portugal, mas seu cliente não tem interesse em se transferir para o futebol europeu no momento. Bahia ou Caxias pode ser o destino do atleta.
“O Braga fez uma proposta, mas Agdon quer ficar no Brasil. Ele quer uma oportunidade de realizar uma boa temporada e assim no futuro ir para Europa. Quem nos procurou foi o Bahia e Caxias. Existe sim a possibilidade dele ir para o Bahia ou Caxias”, completou.
Já Agdon, desconversou sobre o Bahia e disse que está focado em conseguir mostrar o seu futebol na próxima temporada
“Isso eu deixo para o meu empresário. A única proposta que eu sei é do Braga, de Portugal. Minha expectativa para o ano que vem é trabalhar e tentar me firmar. Quero ficar no Brasil, pois quero ser reconhecido nacionalmente para depois ir para Europa”, comentou.

Pelo Rubro-Negro, o título de maior destaque de Agdon foi a Copa do Brasil Sub-20, conquistada em 2012.

Vitória quer renovar
Em contato com o BN, o diretor da divisão de base do Vitória Epifânio Carneiro, garantiu que o clube possui interesse em renovar com Agdon.
“Estamos discutindo isso com os seus representantes. A saída de Agdon ainda não está definida”, resumiu.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 19:00

Fred garante permanência no Fluminense

Fred garante permanência no Fluminense
Foto: Mauro Pimentel / Terra
O atacante Fred foi sondado por outros clubes, mas mesmo com o risco de rebaixamento do Fluminense, afirmou que pretende permanecer na equipe.
Lesionado, o camisa 9 tem contrato com o Fluminense até 2015. A diretoria tricolor trabalha para ampliar o vínculo do atleta por mais um ano, após o desempenho do artilheiro na Copa das Confederações pela seleção brasileira.
Fred recebeu sondagens do Cruzeiro, clube que atuou antes de se transferir para a Europa. Além dele, alguns clubes europeus, principalmente da Inglaterra, estão de olho no atacante.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 18:30

Título mundial e reconhecimento financeiro fazem Esquiva ir ao boxe profissional

por Portal Terra
Título mundial e reconhecimento financeiro fazem Esquiva ir ao boxe profissional
Foto: Divulgação / CBB
O boxeador Esquiva Falcão foi apresentado na tarde desta terça-feira (3) pela Top Rank, empresa americana promotora de boxe. O evento aconteceu em um hotel na Zona Sul de São Paulo e contou com a participação do presidente da empresa Todd duBoef e o ex-lutador Sergio Batarelli, que a partir de agora vai ajudar a cuidar da carreira do brasileiro.
"Estou sem palavras. Depois de fazer uma história nos Jogos Olímpicos, poder representar o Brasil no boxe profissional... Estou muito feliz por assinar esse contrato, vou dar o máximo para ser um novo campeão do mundo e tentar igualar o Popó (Freitas, campeão mundial entre os superpenas e os leves)", afirmou o atleta.
"É um dia muito bom para todos na Top Rank. Estamos empoglados em estar no Brasil. Procuramos jovens lutadores e colocamos eles em lutas no mundo todo. Nada é mais empolgante do que desenvolver um mercado com novas estrelas. Depois dos Jogos Olímpicos, estamos seguindo Esquiva e o observando o impacto que ele tem no país", avaliou duBoef.
Medalhista de prata na Olimpíada de Londres em 2012, Esquiva deixou de lado o sonho de conquistar mais uma láurea no Rio de Janeiro, em 2016. O lutador nunca escondeu a vontade de se profissionalizar. E o lado financeiro também pesou. Até o momento, o boxe olímpico ainda não foi contemplado com o Programa Bolsa Pódio, do Governo Federal, de ajuda aos atletas com uma quantia entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.
"Desde do Mundial, falei com os amigos que ia esperar o Bolsa Pódio. Mas eles me perguntavam até quando esperaria. Pensei: 'É verdade'. Seria uma ajuda boa. Mas procurei alguns contatos e analisei o que seria melhor. Fui procurar uma coisa maior para o Brasil. Quero ser um atleta que não brilha só de quatro em quatro anos. Quero brilhar sempre, ajudar minha família a crescer", declarou o boxeador.
Com o dinheiro recebido com o acordo com a Top Rank, Esquiva conseguiu comprar uma casa no Espírito Santo. Agora, ele vai deixar São Paulo, onde fica a Seleção Brasileira de boxe, para voltar a morar no estado de seus pais.
A data da estreia dele ainda não foi confirmada, mas vai acontecer entre o fim de janeiro e o fim de fevereiro, nos Estados Unidos ou na China. Ele vai competir na categoria médio (até 72,6kg). Seu irmão, Yamaguchi, também se profissionalizou nos últimos meses e assinou contrato com a Golden Boy. Assim, existe uma possibilidade de eles se enfrentarem no futuro.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 18:09

Deola não treina, se despede do Vitória e volta ao Palmeiras

por Glauber Guerra
Deola não treina, se despede do Vitória e volta ao Palmeiras
Deola deixou o Vitória nesta terça| Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O goleiro Deola não é mais atleta do Vitória. O goleiro, de 30 anos, já havia antecipado ao Bahia Notícias que não iria ficar na equipe para a próxima temporada. Ele não treinou nesta terça-feira (3) e se despediu dos colegas .
“Como eu já tinha dito, gostei muito daqui. Vou ainda resolver algumas coisas pessoais e ficarei em Salvador até quinta-feira. Agradeço à torcida pelo carinho. Nunca vou esquecer dos bons momentos que passei aqui no Vitória”, disse o arqueiro ao BN.
Deola disputou 36 partidas pelo Rubro-Negro baiano ao longo de 2012 e 2013. Ele retornará ao Palmeiras, clube que possui vínculo até o final de 2015. A tendência é que ela seja emprestado para outra agremiação.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 18:00

Diego Tardelli brinca sobre volta de R10 ao time

Diego Tardelli brinca sobre volta de R10 ao time
Foto: Ramon Bittencourt / Agência Lance
O atacante Diego Tardelli vai voltar a jogar na ponta direita quando Ronaldinho Gaúcho retornar ao time após uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. O jogador brincou sobre a volta do companheiro, dizendo que estava muito à vontade na função de camisa 10.
"Ronaldo vai ter de me esperar um pouco, agora estou de meia", afirmou. O artilheiro foi bastante elogiado pelo treinador Cuca graças à personalidade com que conduziu a equipe nos últimos jogos. "Pra mim é tranquilo, vou adaptar na nova função, o Ronaldo volta nos deixa mais forte com a entrada, é bom receber elogios do nosso treinador, ele sabe o que estou fazendo em campo, independentemente da posição estou bem, o importante é que estou satisfeito com meu trabalho dentro de campo", afirmou.
Tardelli destacou que Ronaldinho está motivado em voltar a jogar o mais rápido possível. "Está feliz, na semana passada queria treinar, a vida do jogador é querer sempre estar próximo da bola, é chato ficar na academia, eu prefiro ficar com a bola, o Ronaldinho não é diferente, ele sempre quer brincar, no campo, está feliz, contente", contou.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 17:42

Com treino regenerativo para titulares, Vitória se reapresenta

por Glauber Guerra
Com treino regenerativo para titulares, Vitória se reapresenta
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória voltou aos treinos na tarde desta terça-feira (3). Em atividade realizada no Barradão, os titulares deram uma rápida corrida no gramado, complementada com trabalhos na sala de musculação. Já os jogadores que não foram utilizados na partida  contra o Flamengo participaram de uma atividade em campo reduzido, sob o comando de Éder Bastos. 
Para a partida contra o Atlético-MG, no domingo (8), em Belo Horizonte, o técnico Ney Franco ainda não deu pistas de quem será o substituto de Victor Ramos, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo no duelo diante do Fla. O treinador poderá optar por Renato Santos ou Luiz Gustavo.
O elenco Rubro-Negro volta aos trabalhos na manhã desta quarta (4). O treino será apenas em um período.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 17:30

Platini apoia demanda do Bom Senso e pede negociação

por Almir Leite e Raphael Ramos | Agência Estado
Platini apoia demanda do Bom Senso e pede negociação
Foto: AP
Quando atleta, Michel Platini fez greve em 1972 para pedir que os jogadores ficassem livres após o contrato. Hoje, como presidente da Uefa, o francês não acha que a greve seja o melhor caminho para os jogadores. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o dirigente, que está na Costa do Sauipe (BA) para participar do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, defendeu as propostas do movimento Bom Senso FC, mas disse acreditar que, antes de entrarem em greve, os atletas deve esgotar todas alternativas de negociação.

"A greve nunca é uma boa maneira. É melhor conseguir negociar antes. Mas eu entendo que se mil jogadores pensam que jogam demais, é porque é uma boa questão. Tem de pensar sobre isso, sobre o calendário. É preciso envolver jogadores, as ligas e as associações nacionais para achar um bom caminho para o futebol", disse Platini, ao comentar sobre o Bom Senso, movimento que já reúne cerca de mil jogadores e cobra melhores condições de trabalho no Brasil.

Para Platini, é fundamental que os atletas tenha voz e representatividade nas decisões do futebol brasileiro. E ele cita a entidade que preside como exemplo. "Muitas, muitas, muitas associações nacionais contam com a participação dos jogadores. Na Uefa, se eu quero mudar o calendário da Liga dos Campeões, tenho que falar com o sindicato dos atletas. Se eles não aprovam, a gente não muda. Se aprovam, a gente muda", contou.

O dirigente também defendeu a participação da TV na discussão sobre mudanças no calendário. "A televisão tem de mostrar os jogadores de futebol. Se eles não jogam, não tem TV. E se a TV não mostra os jogos, os jogadores não jogam. Tem de colocar a TV na discussão. Se o problema é porque eles jogam muito, eu entendo, eu era jogador. Eles têm de jogar como eu, sem correr muito", afirmou.

Platini também falou sobre a decisão da Fifa de manter jogos da Copa do Mundo às 13 horas, apesar das críticas de que o calor pode afetar a integridade física dos atletas. O francês lembrou que disputou a Copa de 1986, no México, sob calor intenso, mas preparou-se antes para jogar em altas temperaturas. "Agora, eu vim de Paris para Salvador e enfrentei uma diferença de 30 graus, mas as seleções saberão que horas e onde vão jogar. Terão tempo para se preparar, então, não tem problema. Outra questão é política e econômica por causa dos direitos de TV. Se muitas pessoas querem ver os jogos, você tem de colocar o jogo em um bom horário para a TV", explicou.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 17:06

Bahia x Fluminene: Tricolores enfrentam filas pelo segundo dia seguido

por Felipe Santana
Bahia x Fluminene: Tricolores enfrentam filas pelo segundo dia seguido
Foto: Felipe Santana / Bahia Notícias
A procura é grande. Pelo segundo dia consecutivo, os torcedores do Bahia foram obrigados a enfrentar longas filas para garantir presença na última partida do esquadrão no Campeonato Brasileiro da Série A, contra o Fluminense, no próximo domingo (8).
Sem a opção das bilheterias da Arena Fonte Nova, que serão abertas para os tricolores apenas na quinta-feira (5), os torcedores precisaram exercer a paciência nas longas filhas que enfrentaram durante o dia nos postos da Ticketmix.

A comercialização dos bilhetes de entrada segue até às 22h, horário de funcionamento dos shoppings Iguatemi, Barra, Salvador e Paralela. 

Os preços promocionais seguem à disposição dos tricolores R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), enquanto o setor oeste está sendo vendido
com valores de R$ 50,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Mais de 10 mil ingressos já haviam sido vendidos até o início da tarde desta terça-feira (3).

   
Muricy vai a velório de Pedro Rocha: 'Um dos maiores de todos os tempos'
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O técnico Muricy Ramalho do São Paulo esteve nesta terça-feira (3) no velório do ex-jogador uruguaio Pedro Rocha para prestar as últimas homenagens. Ele morreu nesta segunda-feira (em casa, em São Paulo, vítima de uma doença degenerativa, um dia antes de completar 71 anos. O craque lutava havia cinco anos contra uma atrofia no mesencéfalo, doença que lhe trouxe dificuldade para falar e até se locomover.
“Jogamos três anos juntos. Com certeza foi um dos maiores de todos os tempos, um meia clássico, que não existe mais no futebol. Aprendi muito com ele porque quando comecei a carreira no São Paulo ele já era veterano. Ficamos muito amigos, ele até me levou a uma churrascaria uruguaia”, contou Muricy.
Pedro Rocha é considerado um dos melhores jogadores sul-americanos de todos os tempos. Pelé, inclusive, acredita que Pedro Rocha foi um dos cinco maiores da história do futebol.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 16:00

Thiago Silva não vê Brasil mais forte que a Espanha

Thiago Silva não vê Brasil mais forte que a Espanha
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A Seleção Brasileira chega como favorita a Copa do Mundo de 2014, ainda mais depois da conquista da Copa das Confederações. Porém, para o capitão do Brasil, Thiago Silva, a seleção espanhola, atual campeão mundial e bi europeia, deve ser respeitada e ainda é a principal candidata ao título.
Em entrevista ao jornal francês L'Equipe, o zagueiro do Paris Saint-Germain disse não se iludir com a vitória sobre a Espanha na decisão da Copa das Confederações, também no Brasil, e afirmou que a 'Espanha tem uma equipe mais forte' do que a da equipe verde a amarela. "Não por ter ganho de 3 x 0 em um final nos achamos melhores que eles. Elas ainda são mais fortes, mas o Brasil continua sendo Brasil, sobretudo porque jogamos em casa no Mundial de 2014", ressaltou o defensor.
Thiago Silva ainda apontou quais são os seus favoritos para o torneio a ser disputado no ano que vem, em território canarinho. "Para mim, são Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina e Uruguai", revelou, antes de demonstrar preocupação com a pressão por jogar uma Copa do Mundo diante da própria torcida. "Todas as equipes tentarão nos eliminar em casa. Devemos trabalhar duro para alcançar nosso objetivo: ganhar o Mundial. Se não conquistarmos, será uma grande tristeza para os jogadores e para todos os brasileiros", acrescentou.

   
Ávine confirma versão do empresário: 'Não querem renovar comigo'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Ávine era a última parte que faltava se pronunciar sobre a polêmica envolvendo a sua situação no Bahia, mas o lateral quebrou o silêncio nesta terça-feira (3), também através do Twitter, e confirmou a versão do empresário. Segundo ele, nada do que Oldgard Filho escreveu na rede social é mentira.
“Boa tarde nação tricolor. Vim aqui esclarecer o q esta acontecendo comigo. Sou humano além de jogador. Não gostaria de estar expondo isso pelo meu lado profissional, mas tudo que meu empresário falou não é mentira,vim aqui só para esclarecer pois espero q se resolva da melhor forma”, escreveu.
Em seguida, o lateral ídolo do clube afirmou que não está querendo tumultuar, “pois sabem o amor que tenho pelo clube”, mas afirmou que a nova diretoria do Bahia não quer renovar seu contrato.
“Não querem renovar o meu contrato. Agora desde já agradeço a compreensão, mas não quero ficar tocando nesse assunto porque está mexendo muito comigo”, completou. 

   
Fifa admite atraso na Arena Corinthians, mas minimiza: 'Otimistas vivem mais'
Foto: Marcel Naves e Sérgio Quintella /Estadão Conteúdo
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou nesta terça-feira (3), no complexo Costa do Sauípe, que a entidade aceitará atraso na Arena Corinthians, devido à tragédia que matou dois operários no último dia 27. Além deste, os estádios de Curitiba e Cuibá também não serão entregados no tempo estimado inicialmente.
Inicialmente prevista para dezembro ou janeiro, a conclusão das obras do estádio doe Corinthians possivelmente será adiada para fevereiro, mas ainda não há um laudo conclusivo sobre os danos causados pela queda de um guindaste em uma das arquibancadas na última semana. De acordo com a Fifa, os dados minuciosos serão fornecidos até sábado (7).
"Quanto ao dano, é a preocupação, será reconstruído e estará pronto. É uma questão de confiança e fé. Há um evento tão grande (abertura) e tenho que expressar nossa confiança na organização aqui no Governo Federal, Estadual, prefeitos de diferentes cidades e os relatórios que ouvimos hoje nos dão a segurança que vamos caminhando para um resultado positivo. Sou um otimista e os otimistas vivem mais e tenho muito otimismo quanto ao futuro", afirmou Blatter.
Já Jérôme Valcke comentou os problemas com Cuiabá e Curitiba. “Curitiba é o estádio com o qual enfrentamos mais problemas. Não vai ser entregue antes do final de fevereiro de 2014 e isso é fato.

Enfrenta alguns problemas, nos organizamos para o estádio ser entregue até fevereiro e vamos aumentar a mão de obra para as estruturas temporárias serem construídas. Hoje não é possível vender ingressos para cada assento, por exemplo", disse sobre a Arena da Baixada. "Temos dúvidas sobre Cuiabá, que não vai estar pronto no prazo acordado", comentou. 

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 14:30

Eurico Miranda sobre Vasco: 'Volto quando quiser'

Eurico Miranda sobre Vasco: 'Volto quando quiser'
Foto: Marcio Mercante / Agência Estado
O ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, afirmou que sua história dentro do clube o credencia a voltar ao time de São Januário quando quiser. O Alvinegro será eleições em 2014, em data a ser definida a após o fim do Campeonato Brasileiro, no qual corre sério risco de rebaixamento.
“Volto a ser presidente do Vasco quando eu quiser. Eu tenho 43 anos de futebol, todo mundo sabe o que eu vou fazer quando voltar”, disse.
O ex-gestor também comentou sobre as eleições da Confederações Brasileira de Futebol (CBF) e afirmou que não apoia “nada do que está aí”. Sobre os possíveis candidatos da oposição, faz muitas ressalvas. "O Andrés [Sanchez] é meu amigo, mas como dizia o filósofo cearense Romário, 'chegou agora e quer sentar na janelinha', tem um longo caminho. E o Noveletto [presidente da Federação Gaúcha] está numa ponta do país, não sabe o que se passa no resto. O Brasil é um país continental."

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 14:03

Marquinhos e Titi pedem Fonte Nova lotada contra o Fluminense

por Felipe Santana
Marquinhos e Titi pedem Fonte Nova lotada contra o Fluminense
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Foram mais de 10 mil ingressos vendidos em apenas dois dias de comercialização. Pelo visto, após o heroico e histórico triunfo sobre o Cruzeiro, no Estádio do Mineirão, os torcedores do Bahia não precisarão de convocação extra para lotar a Arena Fonte Nova na próxima rodada.
Ainda assim, autor do primeiro gol no triunfo sobre o time mineiro, o meia Marquinhos fez questão de convocar os tricolores para partida contra o Fluminense, na última rodada, domingo (8), às 16h.
“Torcedor do Bahia, domingo é momento de comparecer para nos prestigiar”, chamou.
O zagueiro Titi engrossou o coro. Para ele, a partida diante do tricolor carioca será usado como um momento para coroar a permanência do Bahia na elite do futebol brasileiro pela quarta temporada consecutiva.
“Nação tricolor! Contamos muito com o apoio de vocês para fazermos uma grande festa”, declarou.

   
Fifa faz sorteio entre europeus e diminui chance de grupos da morte
Foto: Marcio Iannacca / Globoesporte.com
A Fifa anunciou nesta terça-feira (3), no complexo Costa do Sauípe, na Bahia, que fará um sorteio entre os clubes europeus para, dessa forma, diminuir a possibilidade de se formar grupos da morte. O evento com a definição das chaves está marcado para as 13h (de Brasília) da próxima sexta (6).
Durante coletiva de imprensa desta terça, a entidade divulgou a divisão dos quatro potes e informou que uma equipe da Europa será sorteada para se juntar às seleções da África (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria) e da América do Sul (Chile e Equador) no Pote 2. Com isso, este será o primeiro passo do sorteio: definir qual seleção europeia entrará neste pote.
De acordo com Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, em seguida, outra equipe da Europa será sorteada para fazer parte de um dos grupos que tem como cabeça de chave uma seleção da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai).
“Vamos tirar do Pote 4 um europeu para o Pote 2. Queremos ter certeza de que teremos oito seleções por pote. Essa decisão foi tomada pelo Comitê Executivo. Conversamos com os presidentes das diferentes confederações. Trata-se de um sorteio e temos que sortear. Vamos fazer isso e não escolher as equipes”, explicou Valcke.
Como previsto, o pote 1 contará com os cabeças de chave (Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Espanha, Alemanha, Suíça e Bélgica). E, além disso, já ficou definido que a seleção brasileira fará parte do Grupo A.
O pote 2 terá cinco seleções africanas (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria), duas sul-americanas (Chile e Equador), além de uma europeia que será sorteada na sexta. O pote 3 terá quatro da Ásia (Austrália, Irã, Japão e Coreia do Sul) e quatro da Concacaf (Costa Rica, Honduras, México e Estados Unidos). Por fim, o pote 4 será todo integrado pelas seleções europeias (Bósnia, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia). Uma delas será alocada no pote 2.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 13:30

Fred, Seedorf e Hernane apresentarão bola da Copa do Mundo

 Fred, Seedorf e Hernane apresentarão bola da Copa do Mundo
Foto: Mowa Press
A Brazuca, bola oficial da Copa do Mundo, será apresentada nesta terça-feira (3), no Rio de Janeiro, às 20h30 (horário de Brasília), pelos jogadores Fred, do Fluminense, Seedorf, do Botafogo e Hernane, do Flamengo.
O nome da bola foi escolhido no início de setembro após uma eleição popular realizada no site da fornecedora de material esportivo, com 77,8% dos votos. 'Brazuca' superou as concorrentes 'Bossa Nova', que recebeu 14,6% e 'Carnavalesca', que teve 7,6% dos votos. Ao todo, mais de um milhão de votos foram computados no site da fornecedora esportiva.
De acordo com a Adidas, todos os bebês nascidos nesta terça poderão ganhar uma bola. A distribuição será feita em 12 postos de troca espalhados pelo país (um em cada cidade-sede da Copa do Mundo). Para a retirada, basta a apresentação da certidão de nascimento do bebê (e uma cópia). Os endereços estarão disponíveis no site em e a troca poderá ser feita entre os dias 06 e 07 de dezembro, das 10h às 18h.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 12:37

Caso Ávine: Bahia rebate empresário e garante salários em dia

por Felipe Santana
Caso Ávine: Bahia rebate empresário e garante salários em dia
Foto: Divulgação
A história envolvendo o processo de recuperação do lateral-esquerdo Ávine ganhou novos capítulos na manhã desta terça-feira (3). O Bahia, acusado de abandonar o jogador e não pagar os salários desde agosto, se posicionou sobre o tema e respondeu ao empresário.
Através do perfil oficial no Twitter, a direção do clube garante que todos os salários de Ávine estão quitados como dos demais atletas do elenco profissional. Em relação ao direito de imagem do atleta do mês de agosto, o clube confirmou o débito não apenas com o lateral-esquerdo. Outros jogadores enfrentam a mesma situação.

“O salário de Ávine está quitado em igual situação ao dos demais atletas do elenco. E o tratamento segue normalmente. Há uma pendência em relação ao pagamento do direito de imagem do jogador referente ao mês de agosto --algo que não é exclusivo de Ávine”, postou.

O Bahia cita a relação do empresário com a antiga gestão, quando Oldgard Filho era integrante do antigo Conselho Deliberativo, e ressaltou o desejo de renovar o contrato do jogador que encerra no final da temporada.

No entanto, de acordo com o clube, o próprio agente seria o responsável por colocar obstáculos no andamento das negociações.

“O Bahia também arcou com as despesas da mulher e do filho de Ávine no período da cirurgia e pós-cirúrgico do jogador em SP. Finalmente, nós queremos renovar com o atleta, mas o empresário está colocando dificuldades. Obrigado”, afirmou.

Após a posição oficial do clube, Olgard alegou que as declarações feitas são falsas.

   
Terça, 03 de Dezembro de 2013 - 12:14

Deola confirma saída do Vitória: 'Vou de coração partido'

por Glauber Guerra
Deola confirma saída do Vitória: 'Vou de coração partido'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Após Daniel Borges, o goleiro Deola é mais um jogador a se despedir do Vitória. O atleta, que disputou 36 partidas com a camisa Rubro-Negra entre as temporadas 2012 e 2013, não irá renovar seu vínculo com o Leão.
O arqueiro revelou que sua vontade era de continuar na Toca do Leão, mas não houve interesse da diretoria do Vitória.
“Infelizmente não vou ficar no Vitória. Queria muito ficar aqui e até me aposentar. Mas não houve interesse da diretoria. Vou de coração de partido, pois fui muito feliz aqui. Em um ano e meio consegui o acesso, título baiano e capitão do time”, declarou ao Bahia Notícias.
Deola era titular do time até as vésperas da final do Campeonato Baiano, quando sofreu uma lesão no punho durante um treino. Após sua recuperação, a comissão técnica optou por deixá-lo de fora e desde então sequer foi relacionado. 
“Mesmo de fora, procurei dar moral ao time e dar o apoio para essa busca na Libertadores. Esse grupo é unido”, destacou.
O atleta ainda lembrou os bons momentos que viveu com a camisa do Vitória. Principalmente nas goleadas por 5 a 1 e 7 a 3 em cima do arquirrival Bahia no Campeonato Baiano deste ano.
“Meu nome está gravado na história do Vitória. Joguei na inauguração da Arena Fonte Nova quando ganhamos de 5 a 1. E também do 7 a 3. Uma goleada histórica que ficará na lembrança do torcedor por muitos e muitos anos. Gostei muito de ter trabalhado no Vitória. Queria encerrar aqui. Mas como não é o desejo da diretoria, só resta arrumar minhas malas”, disse em tom descontraído.

Deola possui contrato com o Palmeiras até dezembro de 2015. Após o término de seu contrato com o Vitória ele irá se apresentar ao clube e assim definir o seu futuro.
“Houve algumas sondagens, mas não tem nada definido. Estou esperando propostas e também do interesse do Palmeiras. Ainda não sei se eles querem contar comigo para o próximo ano ou se serei emprestado novamente. Tenho que aguardar”, finalizou.
O jogador ficará no Vitória até a próxima segunda-feira (9), quando o elenco ganhará férias.

   
‘Manaus é a sede a ser evitada’, diz técnico da Inglaterra
Foto: Getty Images
O treinador Roy Hodgson, da Inglaterra, não esconde a sua principal preocupação para o sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2014: a cidade de Manaus. O comandante da seleção inglesa disse não temer “grupo da morte” ou algum adversário em especial, mas quer, a todo custo, evitar partidas no Amazonas, por causa do clima local. As informações são do jornal The Guardian.
"As sedes me preocupam mais que os adversários", admitiu Hodgson. "Penso que as condições climáticas serão um problema para todos os times, mas principalmente para os europeus”, acrescentou. No entanto, a capital do Amazonas, em especial, é um local por onde a seleção inglesa não quer passar.
“O clima tropical de lá é um problema para todos, incluindo argentinos, chilenos e colombianos. Não sou um expert na região, mas, tendo em vista o que as pessoas me disseram, Manaus é a sede a ser evitada. Porto Alegre seria o lugar ideal. As chances aumentam se você conseguir condições climáticas mais agradáveis”, destacou o treinador.
Sede da Copa do Mundo localizada mais ao norte do território brasileiro, Manaus teve temperaturas máximas de 34ºC e mínimas de 23ºC durante o mês de junho de 2013, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade relativa do ar no período sempre esteve acima do nível de 50% e, em vários momentos, atingiu 99%.
A Arena da Amazônia receberá quatro partidas da Copa do Mundo de 2014 – todas da primeira fase. Para evitar Manaus, a Inglaterra deve cair nos grupos B, C, F ou H.